As oficinas culturais gratuitas do Parque Diamante +Energia seguem promovendo transformação pessoal, inclusão social e acesso à arte para moradores da região da Amurel. Com grande procura em 2025, diversas modalidades já estão com vagas esgotadas, mas ainda há oportunidade para quem deseja ingressar nas aulas de violão e violino.
A iniciativa atende crianças, adolescentes, jovens e adultos, com aulas no período diurno para alunos de 6 a 17 anos e turmas noturnas para participantes a partir de 16 anos. As atividades ocorrem em um espaço estruturado e acolhedor, voltado ao desenvolvimento artístico e ao bem-estar físico e emocional.
Superação pessoal por meio da arte
Moradora de Capivari de Baixo, Ivonete Martins Santana, de 54 anos, é um dos exemplos do impacto das oficinas. Aluna das aulas de dança desde 2024, ela conta que encontrou na arte uma ferramenta para enfrentar a depressão e superar inseguranças pessoais.
“Nunca me imaginei em cima de um palco. Achava que a dança não era para mim. Quando conheci, me apaixonei e já fiz a inscrição para continuar”, relata.
Ivonete participou de oficinas de ballet, jazz, flexibilidade e yoga, chegando inclusive a se apresentar no palco do parque. Segundo ela, a experiência vai além da atividade física. “As aulas me ajudaram a superar meus medos e percebi que a arte é vida, é superação”, afirma.
Alta procura e lista de espera
Com o reconhecimento do projeto na região, as vagas para Ballet, Jazz, Teatro, Yoga e Flexibilidade já estão esgotadas. Novos interessados nessas modalidades podem realizar inscrição para integrar a lista de espera.
As oficinas culturais do Parque Diamante +Energia são voltadas a moradores de toda a região da Amurel e têm como proposta ampliar o acesso à cultura, estimular a expressão artística e fortalecer vínculos comunitários.
Música ainda tem vagas disponíveis
As oficinas de música popular e clássica, com aulas de violão e violino, seguem com vagas abertas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Parque, no endereço:
https://parquediamanteenergia.com.br/oficinas-culturais/
Moradora de Imbituba, Barbara Corrêa Babeto, de 40 anos, ingressou recentemente nas aulas e já vivenciou experiências marcantes. Em apenas dois meses, ela participou de um recital de encerramento das oficinas.
“Fui convidada a participar do recital de encerramento de ambas as oficinas apenas dois meses depois de começar. Consegui apresentar todas as músicas e foi emocionante”, conta.
Para Barbara, o aprendizado vai além da técnica. “Recomendo fortemente as oficinas de música para quem quer desenvolver criatividade, percepção musical e aprender a tocar um instrumento. As aulas são práticas e o resultado é gratificante”, destaca.
Incentivo à cultura e acesso gratuito
A ação cultural é realizada por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia, e patrocínio da Diamante Geração de Energia, via Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais.
FIQUE BEM INFORMADO
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.