Variedades
Por que a geração Z não gosta de atender o telefone?
Pesquisa revela que a maioria das pessoas nascidas entre 1995 e 2010 não têm o costume de fazer ligação
A maior parte dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, que fazem parte da geração Z, não têm o costume de atender o telefone ou ouvir mensagens da caixa postal. Uma pesquisa recente do site Uswitch apontou que 25% das pessoas com 18 a 34 anos nunca atendem o telefone.
A pesquisa envolveu 2 mil pessoas, e ressaltou que 70% delas preferem responder mensagens de texto do que chamadas telefônicas. Para as gerações mais antigas falar ao telefone é comum e rotineiro.
Para o psicólogo Fábio Cadorin, deixar de se comunicar por meio da fala pode ser prejudicial para a comunicação oral. “Quanto menos a gente pratica menos habilidade de comunicação”, enfatiza.
Apesar de não gostarem de falar no telefone, não significa que os jovens não se comunicam. Com o avanço das tecnologias novos meios de comunicação surgiram auxiliando a comunicação dos mais jovens. Novos grupos e comunidades se tornaram a forma mais prática de compartilhar informações.
“Há muita diferença no viés técnico, novas tecnologias, novas formas de se comunicar. Essa nova forma de se comunicar conjugada com o nosso tempo e a preocupação com a imagem faz com que a comunicação atual seja bem diferente do que já foi”, afirma o psicólogo.