Variedades
Porque agosto é considerado o mês do cachorro louco?
Expressão é mais cultural do que baseada em dados científicos
Você já ouviu falar que agosto é o mês do cachorro louco? Essa expressão foi popularmente conhecida devido ao aumento de casos de raiva e também por conta do período fértil da fêmeas no oitavo mês do ano. A falta de vacinação e cuidados médicos contribuem para a proliferação do vírus da raiva.
“Cientificamente não há uma razão específica para que agosto tenha mais casos de raiva. A associação é mais cultural e histórica do que baseada em dados científicos”, explica a médica veterinária, Camila Silveira Geraldi.
O clima também pode influenciar o comportamento dos animais de estimação. “As altas temperaturas, por exemplo, podem deixar os animais mais irritados ou letárgicos, a mudança de ambiente ou rotina também pode afetar o humor e o comportamento dos pets”, afirma a veterinária.
Manter as vacinas em dia, principalmente a da raiva, manter o animal bem hidratado e em um ambiente confortável com temperaturas agradáveis e estimular a prática de exercícios físicos podem ajudar a evitar que maus comportamentos aconteçam.