Variedades
Programa televisivo de grande audiência volta ao ar
Criado por Silvio Santos em 1999, o programa é vice-líder em audiência em todos os meses de exibição
O público vai torcer e se emocionar com a nova temporada do Show do Milhão. Pela segunda vez no comando de Patricia Abravanel, o retorno da atração ocorre neste próximo domingo, 11, no Programa Silvio Santos, a partir das 19h.
Criado por Silvio Santos em 1999, o programa, que inicialmente recebeu o nome de “Jogo do Milhão”, despertou o interesse do telespectador logo nas primeiras chamadas promocionais. Já em 2000, com o título oficial atualizado para Show do Milhão, a atração se consolidou como um dos maiores fenômenos de audiência da televisão brasileira. As temporadas com Silvio Santos foram encerradas em 2009. Em 2021, Celso Portiolli ficou à frente da apresentação, sendo liderado por Patricia Abravanel em 2024.
Com perguntas de conhecimento gerais, rodadas de suspense e os famosos bordões herdados de Silvio Santos por Patricia, como “Está certo disso?” e “Posso perguntar”, a atração promete conquistar toda a família mais uma vez.
Grandes marcas embarcam nessa jornada do conhecimento mostrando que informação, bem-estar e entretenimento podem andar lado a lado. A EMS, líder no setor farmacêutico, é sinônimo de cuidado com a saúde dos brasileiros, e o Passei Direto, maior rede de estudos da América Latina e uma marca UOL Edtech, são os novos patrocinadores do programa. Juntas, elas se conectam ao público em um dos formatos mais icônicos da TV.
Regras do Show do Milhão:
O Show do Milhão segue a seguinte dinâmica para a seleção de participantes: na primeira etapa, a pré-seleção é realizada através de inscrições no site do SBT. Na segunda etapa, a apresentadora Patrícia Abravanel faz um sorteio com 12 candidatos no palco para iniciar o programa e concorrer ao prêmio de 1 milhão de reais. Se o participante perder ou desistir, Patricia efetua mais um sorteio para outro candidato jogar. A cada episódio, com duração de cerca de uma hora, até três participantes podem disputar o prêmio, sempre respeitando o tempo do formato.
O game show possui uma sequência de 17 perguntas, divididas em três níveis de dificuldades: cinco perguntas do nível fácil, seis perguntas do nível médio e cinco perguntas do nível difícil, além da pergunta final de 1 milhão de reais.
A partir da segunda pergunta, o participante pode optar por parar, o que corresponderá ao prêmio conquistado na pergunta anterior. Caso erre, levará 50% do prêmio conquistado na pergunta anterior. Somente na última pergunta há o risco de perder tudo caso não acerte.
No Show do Milhão, o participante tem quatro tipos de ajuda à sua disposição. Apenas na pergunta de 1 milhão a ajuda não pode ser utilizada, independentemente de quais ainda restam. Os auxílios são:
- Passei Direto (Assistente Virtual): com a ajuda da maior rede de estudos da América Latina, o participante pode pedir a pesquisa da pergunta e ter a resposta certa.
- Cartas: utilizando um baralho tradicional com as cartas “Ás”, “2”, “3” e “Rei”, o competidor pode, por meio da sorte, eliminar uma, duas, três ou nenhuma alternativa, respectivamente, da questão em si.
- Universitários: são consultados três estudantes de diferentes universidades de São Paulo presentes na plateia e convidados pelo programa para auxiliar no segmento do jogo.
- Pulos EMS: por três vezes, utilizando o Pulo EMS, o jogador pode recusar-se a responder à pergunta e passar para a próxima.
Sucesso de Audiência
Com todas as exibições de 2024, o “Show do Milhão” alcançou 39,8 milhões de pessoas no Brasil. Vice-líder em audiência em todos os meses de exibição, com uma média de 7,5 pontos na Grande São Paulo e 6,4 pontos no PNT. O programa chegou a liderar o ranking das emissoras nas principais praças e garantiu a liderança na média geral em Goiânia (6 vezes), Vitória (3 vezes) e Curitiba (1 vez).