Cultura
Quermesse de Criciúma inicia nesta quarta-feira
A Quermesse de Criciúma começa nesta quarta-feira (06), na Rua Coberta, com apresentações culturais, gastronomia típica e artesanato
A Quermesse de Criciúma começa nesta quarta-feira (06) na Travessa Giro Henrique Lodetti, conhecida como Rua Coberta. A abertura está marcada para as 18h, com apresentações musicais que incluem a Banda Matusa. O evento segue até sábado (09) e trará outras atrações como Bloco do Fiuí, Marília Dutra e Neguinho.
O diretor de Cultura de Criciúma, Ismail Ahmad, explicou que as atrações foram escolhidas entre artistas regionais, mas alguns não puderam participar por falta de documentação necessária. “A gente procurou grupos regionais, grupos locais. A gente entrou em contato com vários, alguns não tinham a documentação necessária para se apresentar num evento assim”, comentou. Ahmad aproveitou para alertar sobre a importância da formalização: “Infelizmente, tem esse critério de que o artista precisa se formalizar, ele precisa ter o seu CNPJ, sua identidade cultural.”
Sobre a estrutura do evento, Ahmad destacou que haverá “rampas de acesso para o local” e que “a recolha dos resíduos, principalmente o óleo, terá destinação adequada.” Ele também mencionou a parceria com entidades locais como a Afasc e a Ampe, que agregam coletivos de artesãos e outros grupos: “São vários clubes de mães e clubes de idosos congregados pela Afasc. Temos também a AMPE, que coordena o Coletivo Movimento Empreendedor, o Coletivo Inspirar e outros.”
A Quermesse visa promover o folclore, a gastronomia e a história de Criciúma. Ahmad ressalta que o evento foca no “folclore de cada etnia, sua culinária e sua história,” valorizando “a chegada dos imigrantes e a colonização da cidade.” Ele ainda espera que o público supere o do ano passado: “A gente espera um bom público… pelo menos entre 15 e 20 mil pessoas nesses quatro dias de evento.”