Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Última superlua de 2024 poderá ser vista hoje

Variedades
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Variedades

Última superlua de 2024 poderá ser vista hoje

No horário de Brasília, o auge da lua cheia será às 18h28

Nesta sexta-feira (15), ocorrerá a última superlua cheia do ano, destacando-se por ser a maior e mais brilhante, já que estará próxima do perigeu, o ponto em que a Lua se encontra mais próxima da Terra em sua órbita. No horário de Brasília, o auge da lua cheia será às 18h28, variando conforme o fuso horário de cada região.

Nesta ocasião, a Lua estará a cerca de 361.867 quilômetros da Terra, enquanto a distância média costuma ser de aproximadamente 384.400 km. A lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua se posicionam em lados opostos da Terra, iluminando totalmente a face visível da Lua. Esse fenômeno proporcionará aos observadores uma Lua mais brilhante do que o habitual, sendo possível observá-la em diversas partes do mundo, desde que o clima colabore e o céu esteja limpo.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, o termo “superlua” não tem um embasamento científico, sendo originalmente criado pelo astrólogo Richard Nolle. Ele definiu que uma superlua acontece quando a lua cheia ocorre no perigeu ou até 90% próximo desse ponto. Contudo, a escolha desse percentual não tem justificativa clara. Ainda que o termo seja contestado por algumas instituições astronômicas, ele se popularizou e acabou sendo adotado pela comunidade científica como forma de engajar o público com temas de astronomia.

A astrônoma também explica que a superlua pode ocorrer tanto durante a fase cheia quanto na fase nova, desde que coincida com o perigeu. Esse fenômeno pode se repetir entre uma e seis vezes por ano, devido à órbita elíptica da Lua, que faz com que ela ora se aproxime, ora se afaste da Terra. Quando atinge o ponto mais próximo, é chamado de perigeu, e, no ponto mais distante, de apogeu.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo