Cotidiano
Capital distribuirá 50 mil preservativos no Carnaval
A distribuição acontece em 61 estabelecimentos da cidade, incluindo bares, saunas e casas noturnas
Florianópolis reforça seu compromisso com a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV durante o Carnaval 2025 com ações de conscientização e distribuição de materiais preventivos. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a distribuição de 50 mil preservativos e 30 mil géis lubrificantes a partir da quinta-feira (20), véspera da abertura oficial da folia com o tradicional Berbigão do Boca.
Ações de prevenção em bares e casas noturnas
A distribuição acontece em 61 estabelecimentos da cidade, incluindo bares, saunas e casas noturnas, locais com grande circulação de pessoas durante o Carnaval. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também oferece auto-testes de HIV gratuitos, permitindo que os foliões realizem o teste de forma rápida e discreta. O material preventivo também está disponível nas unidades de saúde da cidade, tornando a medida ainda mais acessível.
Florianópolis: Referência nacional na prevenção ao HIV
Florianópolis se destaca como referência nacional no combate ao HIV/aids. A cidade tem sido uma das pioneiras na implementação de ações de prevenção combinada, que envolvem a distribuição de preservativos, lubrificantes e a oferta de tratamentos como a Terapia Antirretroviral (TARV). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o número de novos casos de HIV registrados entre 2019 e 2023 caiu 30%, uma grande conquista no enfrentamento da epidemia.
Atualmente, cerca de 9 mil pessoas vivem com o HIV em Florianópolis. Destas, 96% têm carga viral indetectável, o que significa que não transmitem o vírus graças ao tratamento antirretroviral eficaz.
Parcerias para ação conjunta
A iniciativa conta com a parceria de ONGs, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e ativistas de HIV/aids, que têm colaborado para garantir que a informação sobre prevenção chegue de forma eficiente à população. A ação já foi realizada no ano passado com grande aceitação e receptividade pela comunidade.
Como buscar atendimento em Florianópolis
Para garantir o acesso a serviços de saúde e apoio a pessoas vivendo com HIV/aids, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza canais de atendimento como:
- Encaminhamento de testagem e consultas: Alô Saúde Floripa (0800 333 3233)
- Apoio ao tratamento e prescrição de TARV: Whatsapp (48 3239-1542)
- Entrega de medicamentos e profilaxias PEP e PrEP: Farmácias das policlínicas
- Atendimento de PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco): UPAs e Centros de Saúde
- Agendamento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): Whatsapp (48 9 9608-6606)