Segurança
Cão ferido não recebe atendimento da prefeitura
Município de Laguna alega que não dispõem de um ambulatório nem veterinários

Por
Matheus Machado
Um cão com ferimentos profundos foi encontrado próximo ao estacionamento do Hospital de Laguna nesta quarta-feira (26).
Conforme o relato, uma mulher que trabalha na coleta de lixo encontrou o animal debilitado, com cortes profundos nas patas e perdendo sangue.
De acordo com o portal Agora Laguna, o Bem-Estar Animal do município foi solicitado, mas não teria realizado o atendimento pois alegou que não conseguiria tratar do caso, sugerindo que a ajuda fosse buscada de outras formas.
Nota oficial
O portal SCTodoDia entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Laguna, que enviou uma nota oficial sobre o caso. A prefeitura informou que um edital para contratação de um médico veterinário está aberto além de não possuir um ambulatório na cidade. Até fevereiro, os atendimentos eram feitos em uma clínica terceirizada, porém, o contrato com a mesma já se encerrou. Confira a nota na íntegra:
“A Gerência de Bem-Estar Animal está tomando as providências administrativas necessárias para auxiliar nas demandas emergenciais do município. Nesse sentido, serão abertas novas licitações para ração, atendimentos emergenciais, castrações e aquisição de novos equipamentos para aprimorar o atendimento aos animais. Ressaltamos que o edital para a contratação de um médico veterinário já está aberto, pois, no início da gestão, não havia profissional regularizado na equipe.
Além disso, o município não possui lares de passagem nem ambulatório, sendo que todo o trabalho é realizado por meio de convênio firmado em 2024 com clínica terceirizada. Foram realizados atendimentos em janeiro e fevereiro com a clínica conveniada, até que o contrato fosse encerrado. Um novo processo para contratação já está em andamento.
Enfatizamos que a presença de um órgão municipal dedicado à Gerência de Bem-Estar Animal requer uma infraestrutura capaz de atender a todas as demandas do município. A educação sobre posse responsável também é um dever de todos. A Gerência de Bem-Estar Animal prioriza a melhoria das condições de saúde pública”.