Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Ministério da Saúde atrasa dados da cobertura vacinal

Saúde
Doctor Getting Ready Vaccine Patient Scaled 1
Imagem: Freepik/Banco Gratuito

Saúde

Ministério da Saúde atrasa dados da cobertura vacinal

Problemas em painel da cobertura vacinal atrasam atendimentos e podem comprometer dados

TUBARAO

Um atraso no abastecimento de dados da plataforma do Ministério da Saúde estava impedindo que o relatório a respeito do quantitativo de doses aplicadas da vacina contra a gripe fosse gerado nos municípios da região. A informação foi levantada pela repórter Letícia Matos da Rádio Cidade.

Após 21 dias da campanha, o sistema foi disponibilizado somente nesta segunda-feira (28), mas com instabilidade e lentidão. Isso obrigou os profissionais de saúde a realizarem o registro e quantificar no papel.

“As salas de vacina do município realizam o registro de cada indivíduo. Os dados desse sistema são exportados para uma rede nacional que faz a distribuição desses dados para outros sistemas de informação. Um desses sistemas é painel de controle da cobertura vacinal. Infelizmente o painel foi disponibilizado nesta segunda e ainda se encontra instável”, explicou a coordenadora de imunização da regional de saúde da Amurel, a enfermeira Shaiane Salvador.

Devido a falha, os profissionais de saúde passaram a fazer o controle de forma manual, tomando muito tempo dos responsáveis pela tarefa. “A dificuldade de acessos afeta a produtividade de trabalho das equipes. Eles passam mais tempo organizando as informações, tempo que poderia ser investido em mais atendimentos à população”, ressaltou a enfermeira.

A dificuldade de acessos ainda pode refletir nos resultados da cobertura vacinal, pois devido ao não acompanhamento em tempo real, não é possível saber como está o andamento da campanha. “Também podem surgir alguns problemas nesse processo, como erros de registro ou problemas na exportação de dados onde munícipios usam sistemas próprios e também mais dificuldade em identificar as pessoas que precisam se vacinar”, frisa Shaiane.

Mesmo com todos os desafios, a coordenadora reforça a importância da vacinação para a sociedade e confirma que as unidades de saúde seguem aplicando as doses normalmente

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo