Mundo
Papamóvel será transformado em clínica móvel
Em um dos último desejo, o papa Francisco pediu que o papamóvel fosse transformado em uma clínica de saúde para as crianças de Gaza
Um dos papamóveis utilizados pelo Papa Francisco será transformado em uma clínica de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. A iniciativa foi anunciada no domingo (4) pelo Vatican News, cumpre um dos últimos desejos do pontífice, falecido no último mês.
Conforme informou o Vatican News, em seus últimos meses de vida, o Papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, procurando assim responder à terrível crise humanitária na Faixa de Gaza, onde quase um milhão de crianças estão deslocadas.
No papamóvel foram instalados equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais. Também contará com médicos e profissionais de saúde e – assim que o acesso humanitário à Faixa de Gaza for restabelecido – chegará às crianças nos ângulos mais isolados de Gaza.
Em um comunicado à imprensa, Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, escreveu. “Com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”.
A Caritas Jerusalém, que há tempos atende comunidades em Gaza em condições difíceis, está liderando os esforços em campo. “Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de sua santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, disse o secretário-geral da Caritas Jerusalém, Anton Asfar.
O veículo parece ter sido cuidadosamente adaptado às necessidades dos mais necessitados. “Mas não é apenas um veículo. É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza. E é também um convite: para que o resto do mundo também se lembre delas”, concluiu Brune.