Cotidiano
Procon autua Celesc por filas e mau serviço
Procon de São José autuou a unidade da Celesc localizada no município, após uma fiscalização constatar problemas como filas longas
Na tarde desta terça-feira (13), o Procon de São José autuou a unidade da Celesc localizada no município, após uma fiscalização constatar problemas como filas longas, demora excessiva no atendimento e falta de transparência nas informações aos consumidores. A ação ocorreu mesmo após uma notificação enviada no início de abril, solicitando correções que não foram efetivamente implementadas pela concessionária.
Durante a vistoria, o Procon identificou falhas como a divulgação incorreta do horário de funcionamento, tempo de espera superior aos 45 minutos permitidos pela resolução normativa 414, e a ausência de informações obrigatórias no local, como telefone e endereço do Procon Municipal ou Estadual, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. A agência fiscalizada fica na Avenida Osni João Vieira, no bairro Campinas.
Além da autuação local, a matriz da Celesc também foi notificada por não realizar o cadastro na plataforma ProConsumidor — exigência prevista na Portaria nº 5/2025. A empresa terá 20 dias para apresentar defesa no processo administrativo aberto. Após esse prazo, o Procon poderá aplicar sanções, incluindo multa, caso as irregularidades sejam confirmadas.