Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

SC testa drones com reconhecimento facial

Segurança
CapaaaA 1
Foto: Secom SC/Divulgação

Segurança

SC testa drones com reconhecimento facial

Tecnologia será usada em Balneário Camboriú e Balneário Barra do Sul para reforçar segurança pública

Santa Catarina inicia uma nova fase no uso de tecnologia para a segurança pública com testes de reconhecimento facial integrado ao uso de drones. O governo do Estado vê a medida como um avanço para monitoramento e prevenção de crimes em locais com grande circulação de pessoas.

O primeiro teste com drones ocorrerá durante o aniversário de Balneário Camboriú, nos dias 19 e 20 de julho. Câmeras embarcadas farão o reconhecimento facial em tempo real, apoiando a atuação das forças de segurança nos pontos de maior aglomeração.

Já câmeras fixas com a mesma tecnologia serão utilizadas na Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, entre os dias 10 e 14 de julho. Ambos os testes fazem parte dos estudos conduzidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) antes da expansão do sistema para outras cidades catarinenses.

“O objetivo é garantir que as famílias possam aproveitar os espaços públicos com tranquilidade. A segurança com inteligência é prioridade do nosso governo”, pontua o governador Jorginho Mello. O secretário da SSP, coronel Flávio Graff, acrescentou que o uso integrado de câmeras e drones já mostrou resultados positivos, como na Festa do Pinhão, em Lages, onde não houve registros de furtos e pessoas com mandados em aberto foram identificadas e detidas.

O sistema funciona com câmeras inteligentes que cruzam, em tempo real, as imagens faciais captadas com bancos de dados da segurança pública. Quando há coincidência com mandados ou restrições, a central emite alerta e a guarnição mais próxima realiza a abordagem e os procedimentos legais necessários.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo