Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Casa Branca reage a críticas de Lula sobre Trump

Política
28684347237 2c0db9fdaf O 1 Scaled
Foto: Reprodução

Política

Casa Branca reage a críticas de Lula sobre Trump

Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista à CNN Internacional afirmou que Donald Trump “não foi eleito para ser imperador do mundo”

A Casa Branca rebateu nesta quinta-feira (17) as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em entrevista à CNN Internacional afirmou que Donald Trump “não foi eleito para ser imperador do mundo”. A porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, respondeu dizendo que Trump é um “presidente forte” e um “líder do mundo livre”, negando qualquer intenção imperialista por parte do presidente dos Estados Unidos.

O embate ocorre em meio a tensões comerciais entre os dois países. Lula afirmou que o Brasil está aberto ao diálogo, mas não aceitará imposições externas. Enquanto isso, os EUA iniciaram uma investigação sobre práticas comerciais brasileiras, incluindo o Pix, que segundo o governo Trump criaria desvantagens para empresas americanas, especialmente do setor financeiro. Também foram levantadas críticas à política ambiental, ao combate à corrupção e à regulação das big techs no Brasil.

Diante da ameaça de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, o governo Lula criou um comitê com representantes da indústria e de setores econômicos para buscar soluções diplomáticas e comerciais. O presidente brasileiro já declarou que poderá recorrer à Lei de Reciprocidade, que permite ao país adotar sanções semelhantes contra nações que impõem barreiras unilaterais às exportações brasileiras.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo