O mês de setembro, dedicado à campanha Setembro Amarelo, mobiliza o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em ações de acolhimento e cuidado a pessoas em momento de crise emocional.
De acordo com a Diretriz Operacional nº 39, de 10 de dezembro de 2021, os militares seguem protocolos estratégicos desde o atendimento inicial até o encaminhamento médico com foco na preservação da vida. O procedimento abrange: isolamento da área e avaliação de risco; acolhimento empático e escuta ativa; diálogo cuidadoso e construção de vínculo; aproximação gradual e segura; remoção da vítima do local de risco; e, por fim, encaminhamento para avaliação hospitalar.
Para aprimorar esse atendimento, o CBMSC realizou, em Criciúma, o primeiro curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, que contou com bombeiros de diversas regiões catarinenses e policiais civis. A capacitação, liderada pelo tenente-coronel Diógenes Munhoz (CBM de São Paulo), incluiu aulas teóricas e simulações práticas realistas. Segundo o comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, o objetivo é fortalecer um atendimento eficaz e humanizado, tendo o conhecimento replicado em todas as unidades do Estado.
A corporação ressalta, ainda, que, em situações de volatilidade emocional ou risco iminente, o cidadão pode buscar apoio emergencial pelo telefone 193. Para acolhimento emocional gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, o recomendado é ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV): 188.
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe