CyberGAECO deflagra Operação Expurgo III em Florianópolis contra abuso sexual infantojuvenil

Ação em Florianópolis resultou na prisão de suspeito reincidente e na apreensão de dispositivos com material de abuso sexual infantojuvenil.

Leticia Matos

Publicado em: 26 de setembro de 2025

4 min.
CyberGAECO deflagra Operação Expurgo III em Florianópolis contra abuso sexual infantojuvenil. - Foto: Divulgação/MPSC

CyberGAECO deflagra Operação Expurgo III em Florianópolis contra abuso sexual infantojuvenil. - Foto: Divulgação/MPSC

Na manhã desta sexta-feira (26), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão em Florianópolis. A ação faz parte da Operação Expurgo III, desdobramento das fases deflagradas em junho e agosto, que têm como objetivo combater a produção e o armazenamento de conteúdo relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Denúncia deu início às investigações

A investigação começou após denúncia encaminhada à Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo (SC), que relatava o recebimento de vídeo pornográfico envolvendo adolescente em um aplicativo de mensagens. A análise técnica do CyberGAECO permitiu identificar o responsável pela disseminação do material, morador de Florianópolis e reincidente nesse tipo de crime.

Prisão e apreensão de material ilícito

Durante a operação, o investigado foi preso e diversos dispositivos eletrônicos foram apreendidos. Nos equipamentos, havia imagens e vídeos com cenas de abuso sexual infantojuvenil. O material será submetido à perícia para confirmar a natureza ilícita e identificar possíveis vítimas, além de eventuais conexões com outros envolvidos.

O nome da operação

O termo “Expurgo” foi escolhido para simbolizar a erradicação de conteúdos ilícitos e a intolerância das autoridades diante da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Apoio técnico e continuidade das ações

A operação contou com apoio da Polícia Científica de Santa Catarina, responsável por garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências. As investigações seguem sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas à medida que os autos forem tornados públicos.

Sobre o GAECO e o CyberGAECO

O GAECO é uma força-tarefa do Ministério Público de Santa Catarina composta por Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. O CyberGAECO atua de forma especializada no combate a crimes cibernéticos, com foco em delitos contra crianças e adolescentes.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios