A Casa da Moeda dos Estados Unidos estuda incluir o retrato do ex-presidente Donald Trump em uma moeda comemorativa de US$ 1 que marcará os 250 anos do país, em 2026. Os primeiros rascunhos das imagens foram confirmados pelo Departamento do Tesouro norte-americano e rapidamente repercutiram nas redes sociais.
Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), o Tesoureiro dos EUA, Brandon Beach, afirmou que “não é fake news”, validando a autenticidade dos esboços.
Os desenhos mostram o perfil lateral de Trump na frente da moeda, acompanhado das inscrições “Liberty” no topo, “In God we Trust” na parte inferior e as datas “1776” e “2026”. No verso, aparece a imagem do ex-presidente erguendo o punho após o atentado sofrido em Butler, na Pensilvânia, com os dizeres “Fight Fight Fight” e uma bandeira americana ao fundo.
Limites legais podem impedir cunhagem
Apesar da confirmação dos rascunhos, ainda não está decidido se o design será utilizado. A legislação norte-americana proíbe a exibição de retratos de presidentes vivos em moedas ou cédulas. A lei permite apenas homenagens a ex-presidentes dois anos após a morte.
A norma, no entanto, faz distinção entre “frente” e “verso” da moeda. O retrato de Trump aparece na frente, o que, segundo especialistas, poderia contornar a proibição, embora a imagem do verso — que também o representa — possa ser interpretada como violação da regra.
Contexto histórico e precedentes
O Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei de Redesenho de Moedas Colecionáveis Circulantes, autorizando a emissão de moedas especiais de US$ 1 durante o ano de 2026 para celebrar o aniversário de 250 anos da independência americana. O texto da lei, porém, reforça que “nenhum retrato de busto, cabeça ou ombros de pessoa viva pode ser incluído no design do verso das moedas”.
A última vez que um presidente vivo apareceu em uma moeda americana foi em 1926, quando Calvin Coolidge foi retratado no centenário da independência.
Questionado pela imprensa, o porta-voz da Casa Branca afirmou que Trump ainda não se manifestou oficialmente sobre os desenhos preliminares. O Departamento do Tesouro ressaltou que os rascunhos fazem parte de um processo de seleção e que o design final das moedas comemorativas ainda será definido.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.