Mesmo em plena primavera, o município de São Joaquim, na Serra Catarinense, amanheceu coberto por uma fina camada de gelo nesta terça-feira, 11 de novembro. De acordo com a estação meteorológica da Prefeitura, as temperaturas chegaram a 0,2°C nas primeiras horas do dia, marcando mais um episódio de geada fora de época.
O fenômeno foi registrado pelo fotojornalista Mycchel Legnaghi, que captou a beleza da paisagem típica de inverno em pleno final de primavera. O gelo recobriu capins, folhas e chegou a congelar a superfície da água em pequenas poças e recipientes, formando um cenário que chamou a atenção dos moradores.
Fenômeno isolado e sem prejuízos à agricultura
Embora geadas em novembro representem risco para a agricultura — especialmente durante o florescimento das macieiras e o brotar das frutíferas —, desta vez não houve registro de prejuízos.
Segundo informações da estação meteorológica, o fenômeno ocorreu de forma isolada nas áreas mais baixas do Jardim Bandeira e do Vale Caminhos da Neve, sem atingir os pomares localizados em altitudes maiores.
Confira as temperaturas mínimas registradas nesta terça-feira (11)
- 0,1°C — São Joaquim (PMSJ / INMET)
- 0,3°C — Bom Jardim (PMBJ / INMET)
- 2,1°C — Urubici (PWS)
- 2,1°C — Painel (PWS)
- 2,3°C — Urupema (Epagri)
- 5,5°C — Rancho Queimado (INMET)
As baixas temperaturas reforçam a condição atípica do clima na Serra Catarinense, que mesmo às vésperas do verão ainda apresenta marcas de frio intenso e geadas ocasionais.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe