O presidente da SAF do Tubarão, Juliano Mendes, concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (21), no Domingos González, onde fez um balanço da temporada e apresentou diretrizes para 2026. O mandatário iniciou agradecendo patrocinadores e parceiros, destacando a importância do apoio recebido, apesar de o clube não ter conseguido atingir os objetivos.
Uma das novidades anunciadas foi a reformulação das categorias de base. Diferentemente deste ano, quando conquistou o título, o Tubarão não terá equipe sub-21 em 2026. A ideia é centralizar os trabalhos nas categorias inferiores, com um sub-16 focado no desenvolvimento dos jovens atletas da região.
Mendes comentou também a situação do associativo. Ele afirmou ter uma boa relação com Zé Martins e disse não ter qualquer divergência com o dirigente. Por enquanto, Zé ainda não formalizou oficialmente sua carta de renúncia, mas deixará o clube nos próximos dias. A transição deve ser conduzida pelo atual vice, Francisco Martins, o Chicão, até que uma nova eleição seja convocada.
No campo administrativo e financeiro, Juliano revelou que há possibilidade de buscar novos parceiros para a SAF. Ele deve viajar ao estado de São Paulo nos próximos meses para reuniões, citando inclusive conversas com um CEO da A1 do Campeonato Paulista.
Para 2026, o dirigente prevê um time mais econômico em relação ao deste ano e adiantou que deve conversar com o técnico Jailson Zatta sobre a contratação de um executivo de futebol a partir de janeiro.
Sobre os próximos passos, Mendes reafirmou sua defesa pelo formato de turno e returno na Série B do Campeonato Catarinense, com 18 datas. Contudo, ponderou que o calendário ideal deveria ser ajustado em dois anos, como sugerido pelo presidente do Caravaggio, Victor Spilere. A competição inicia em abril, e o Conselho Técnico será realizado no início da próxima semana.
As movimentações no elenco também foram tema da coletiva. O presidente do Peixe confirmou que o lateral-direito Kauan Diego não terá o contrato renovado, enquanto o goleiro João Braga está em negociação para permanecer no clube.
Juliano Mendes também oficializou os empréstimos dos jogadores que continuam vinculados ao clube tubaronense.
Veja os destinos:
- Matheus Recife (zagueiro) – Bahia de Feira/BA
- Ruan De Nes (volante) e Thiago Tinoco (atacante) – Carlos Renaux/SC
- Geovany (atacante) – Barra/SC
- Thiago Rubim (atacante) – Pouso Alegre/MG
Ainda sobre a transferência de Geovany para o Barra, os termos já estão definidos. Com previsão de apresentação na segunda-feira (24), ele assina contrato até o fim da Série C do Brasileiro, em um empréstimo oneroso de R$ 125 mil. O valor será dividido entre Tubarão, Rio Claro-SP e o agente do atleta. Há opção de compra de 50% dos direitos econômicos por R$ 1,5 milhão.
Por fim, Juliano confirmou a possibilidade de uma parceria com o Criciúma. Disse que aguarda o possível acesso do Tigre à Série A do Brasileirão e que espera trazer atletas do clube carvoeiro que possam contribuir com o objetivo do Tubarão: subir para a elite do futebol catarinense em 2027.