Balneário Camboriú vai restringir circulação de ônibus de turismo no centro

Prefeitura prepara decreto para limitar transporte interno, criar bolsões exclusivos e melhorar a mobilidade na alta temporada

Vitor Wolff

Publicado em: 23 de dezembro de 2025

6 min.
Balneário Camboriú vai restringir circulação de ônibus de turismo no centro - Foto: Divulgação/PMBC

Balneário Camboriú vai restringir circulação de ônibus de turismo no centro - Foto: Divulgação/PMBC

A Prefeitura de Balneário Camboriú definiu, na manhã desta segunda-feira (22), um conjunto de medidas para organizar o fluxo de ônibus de turismo no centro da cidade, especialmente durante o período de alta temporada. As decisões foram alinhadas em reunião realizada na sede do Executivo, com a participação de representantes da prefeitura, do trade turístico e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol).

O encontro foi articulado pelo Sindisol, que teve papel central na mobilização do setor turístico, a pedido da prefeita Juliana Pavan. O objetivo, segundo o município, é melhorar a mobilidade urbana, aumentar a segurança e preservar a imagem turística da cidade, sem comprometer a atividade econômica.

Decreto deve limitar novos pacotes com transporte interno

Entre os principais encaminhamentos está a elaboração de um decreto, que poderá ser publicado a qualquer momento. A norma deve garantir a validade de pacotes turísticos já comercializados, inclusive aqueles vendidos para datas futuras, como o mês de março.

No entanto, após a publicação do decreto, ficará proibida a venda de novos pacotes que incluam transporte interno realizado por ônibus de fora do município. A proposta prevê que esses veículos possam apenas realizar o transporte de entrada e saída de turistas até os hotéis de Balneário Camboriú. Os deslocamentos entre hotéis e atrativos turísticos deverão ser feitos exclusivamente por empresas locais.

A prefeita Juliana Pavan destacou que a medida não tem caráter proibitivo, mas organizacional.
“Não se trata de proibir ônibus, mas de organizar a circulação dentro da cidade. A situação chegou a um ponto que exige medidas para garantir mobilidade, segurança e a imagem de Balneário Camboriú”, afirmou.

Criação de bolsões exclusivos e fiscalização

Outra decisão importante foi a criação de bolsões exclusivos para ônibus de turismo, voltados ao embarque e desembarque de passageiros, principalmente na Avenida Brasil e em vias adjacentes. O tempo máximo de permanência nesses locais será de 15 minutos. O descumprimento da regra poderá resultar em multa, com fiscalização ativa.

Por questões de segurança, também ficará proibido o embarque e desembarque de passageiros no lado esquerdo da Avenida Brasil, evitando que turistas desçam diretamente na pista de rolamento.

Sindisol defende diálogo permanente

O presidente do Sindisol, Rodrigo Vieira, afirmou que o sindicato seguirá colaborando com a prefeitura e com o trade turístico na implementação das novas regras.
“O aumento do número de bolsões e a fiscalização são fundamentais para melhorar a mobilidade na cidade, beneficiando turistas, moradores e toda a cadeia do turismo”, declarou.

Segundo ele, as medidas representam um avanço, mas o tema exige acompanhamento constante e debate ao longo do ano.
“Existem soluções de longo prazo que precisam ser discutidas com todos. É importante ampliar a participação das entidades, inclusive no Conselho Municipal de Turismo, para buscar um equilíbrio que seja bom para a cidade como um todo”, completou.

As novas regras, rotas e pontos de parada serão divulgados no Ponto de Informação Turística (PIT). A prefeitura também solicitou apoio do trade turístico na orientação às empresas e motoristas sobre o cumprimento das normas.


FIQUE BEM INFORMADO

Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios