Novo Trato pelo Saneamento começa na Grande Florianópolis em 2026

Programa da Casan prevê fiscalização de imóveis, orientação gratuita e ações para combater ligações irregulares de esgoto na região

Vitor Wolff

Publicado em: 20 de janeiro de 2026

3 min.
Novo Trato pelo Saneamento começa na Grande Florianópolis em 2026 - Foto: Divulgação/Casan

Novo Trato pelo Saneamento começa na Grande Florianópolis em 2026 - Foto: Divulgação/Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou em 2026 o programa Trato pela Grande Florianópolis, voltado à fiscalização de esgoto, orientação técnica gratuita e diálogo com a comunidade. A iniciativa atende Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz.

Na sexta-feira (16), equipes da Casan atuaram em conjunto com a Blitz Sanear da Prefeitura de Florianópolis em uma ação na Praia dos Ingleses. A fiscalização apurou denúncia de mau cheiro e água escura em uma saída de drenagem pluvial que desemboca na praia. Amostras foram coletadas para análise e um edifício residencial próximo foi intimado a apresentar a documentação de sua Estação de Tratamento de Esgoto própria.

Segundo a Casan, o objetivo é identificar possíveis lançamentos irregulares de esgoto e orientar moradores e condomínios sobre a ligação correta à rede coletora ou uso adequado de fossas e ETEs. O programa terá duração de 24 meses e prevê mais de 4 mil vistorias, além de campanhas educativas para regularização dos imóveis.

Com o início do novo Trato, os programas da Costa Norte e do Rio Araújo foram encerrados, por estarem incorporados ao mesmo escopo. Atualmente, a Casan também mantém ações semelhantes em Laguna, Criciúma e Chapecó.


FIQUE BEM INFORMADO: 📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!

Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios