Trump lança Conselho de Paz para Gaza durante fórum em Davos

Iniciativa anunciada em Davos reúne apoio limitado, enfrenta recusas de países e prevê taxa bilionária para participação permanente

Redação

Publicado em: 22 de janeiro de 2026

3 min.
Trump lança Conselho de Paz para Gaza durante fórum em Davos Foto: Divulgação/@TheWhiteHouse

Trump lança Conselho de Paz para Gaza durante fórum em Davos Foto: Divulgação/@TheWhiteHouse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou oficialmente o chamado Conselho de Paz, iniciativa que, segundo ele, tem como objetivo pacificar e reconstruir a Faixa de Gaza. O anúncio foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na manhã desta quinta-feira (22).

Em seu discurso, Trump afirmou que “todo mundo quer fazer parte do Conselho de Paz”, embora diversos países convidados ainda não tenham respondido ao convite. Nações como Noruega, Suécia, França, Eslovênia e Reino Unido já indicaram que não devem integrar o grupo. O Brasil também ainda não se manifestou oficialmente.

De acordo com o presidente norte-americano, 59 países estariam alinhados com a proposta, mas apenas 22 confirmaram oficialmente participação até o momento. Entre eles estão Israel, Arábia Saudita, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Indonésia, Turquia, Marrocos e Vietnã.

Idealizado, criado e presidido por Trump, o conselho não possui legitimidade internacional formal reconhecida. Apesar de criticar a Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente afirmou que o grupo pretende atuar em conjunto com o órgão em futuras ações. Segundo ele, o conselho poderá tratar não apenas de Gaza, mas também de outros temas globais.

Após o discurso, Trump assinou o documento de criação do Conselho de Paz ao lado de líderes como o presidente da Argentina, Javier Milei, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e os presidentes da Indonésia e do Azerbaijão.

Os países que aceitarem o convite terão mandato de três anos. Para obter uma cadeira permanente, será exigido o pagamento de US$ 1 bilhão, valor que será administrado exclusivamente pelo presidente norte-americano.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe



× SCTODODIA Rádios