Pedidos de CNH saltam para 1,7 milhão após novas regras de emissão

Desde o início do programa, foram registrados cerca de 3 milhões de pedidos de habilitação, com a emissão de 298,5 mil CNHs em todo o país

Eduardo Fogaça

Publicado em: 4 de fevereiro de 2026

4 min.
Pedidos de CNH saltam para 1,7 milhão após novas regras de emissão. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Pedidos de CNH saltam para 1,7 milhão após novas regras de emissão. Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) registrou um crescimento expressivo após a entrada em vigor das novas regras para emissão do documento. Em janeiro de 2025, foram contabilizados 369,2 mil pedidos. Já em janeiro de 2026, o total saltou para 1,7 milhão, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

O levantamento faz parte do balanço do programa CNH do Brasil, que passou a valer em dezembro e tem como principal objetivo reduzir custos e facilitar o acesso ao documento. Desde o início do programa, foram registrados cerca de 3 milhões de pedidos de habilitação, com a emissão de 298,5 mil CNHs em todo o país.

Redução de custos impulsiona procura

De acordo com a Senatran, o aumento está diretamente relacionado à flexibilização das exigências para a obtenção da carteira. As mudanças incluem a diminuição da carga obrigatória de aulas teóricas e práticas em autoescolas, o que reduziu significativamente o custo final do processo.

A expectativa do órgão é acelerar a regularização de aproximadamente 20 milhões de brasileiros que atualmente dirigem sem habilitação. A medida busca ampliar o acesso ao documento, especialmente entre pessoas de baixa renda.

Instrutores autônomos e cursos práticos em alta

Outro dado que chama a atenção é a ampliação da atuação de instrutores autônomos, categoria criada após atualização das normas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Somente em janeiro de 2026, foram registrados 24.754 cursos práticos realizados por esses profissionais.

No comparativo anual, os cursos práticos cresceram 22%, passando de 328 mil para mais de 400 mil. Já os exames práticos tiveram aumento de 11%, com mais de 323 mil aplicações em janeiro deste ano, frente a 291 mil no mesmo período de 2025.

Cursos e exames teóricos também avançam

Os números relacionados à formação teórica também apontam forte crescimento. A quantidade de pessoas que concluíram os cursos teóricos quadruplicou, saindo de 196.707 para 824.494, o que representa uma alta de 319%.

Os exames teóricos acompanharam a tendência, com aumento de 32% no período analisado, passando de 171.232 para 225.462 aplicações.

Segundo a Senatran, os dados indicam que a flexibilização das regras tem ampliado o acesso à CNH, ao mesmo tempo em que mantém o controle por meio de exames e cursos obrigatórios.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios