Causou alvoroço nas últimas horas em Criciúma a notícia da chegada de um grande investimento do Mercado Livre. Não há confirmação oficial, já que existe um contrato de confidencialidade, mas de fato a gigante argentina adquiriu uma área ampla no Distrito Industrial do Verdinho, às margens da Rodovia Jorge Lacerda, para implantar um grande Centro de Distribuição.
À boca pequena, fala-se de um investimento que chegará a R$ 90 milhões, ainda sem estimativa sobre volume de geração de empregos. Em paralelo, em área anexa, outras duas marcas conhecidas do varejo, de porte nacional, implantarão centros de distribuição também.
Mais retorno de impostos para Criciúma. Nosso PIB agradece. E, claro, isso fomentará negócios paralelos, em uma cadeia logística interessante. O Paço Municipal não se pronuncia a respeito.
Angeloni transfere
Em contrapartida, duas notícias preocupantes. O Grupo Angeloni está enxugando a estrutura administrativa em Criciúma. A poucas semanas, funcionários lotados na sede central, na Avenida Centenário no bairro Nossa Senhora da Salete, foram comunicados sobre a migração de atividades comerciais para Florianópolis. Com isso, até 200 empregos poderão ser removidos de cá para a Capital. Alguns colaboradores aceitaram a mudança, mas outros deverão deixar a empresa. E não estão descartados novos cortes e mudanças em outros setores. Serão menos empregos em Criciúma. Ao que se sabe, é uma estratégia administrativa da nova gestão do Angeloni, que passou por profundas mudanças em sua composição executiva.
Itaú fechando
E o Banco Itaú está fechando a sua agência da Avenida Centenário em Criciúma. Vai centralizar as operações na agência da Rua Santo Antônio. Ainda não há um número preciso de demissões, mas há certeza na categoria que elas ocorrerão, tanto que um ato está marcado para esta sexta-feira. O Sindicato dos Bancários apurou que o Itaú está fechando agências de “baixo rendimento”. Em contrapartida, os sindicalistas alegam que a empresa teve um lucro superior a R$ 46,8 bilhões em 2025.
Vaguinho e inovação
Em rápida conversa com o prefeito Vaguinho Espindola no fim da tarde desta quarta-feira, no auge de todas essas notícias, e tratando sobre perspectivas de trabalho e emprego para Criciúma, ele reforça sua aposta no campo da inovação para atração de uma gama expressiva de novas vagas com valor agregado e que vão, ao aquecer a economia, gerar movimentação em outras áreas. Em breve, vai ser alavancada a implantação do Complexo Empresarial de Inovação Leonardo da Vinci, que já conta com intenção de implantação de diversas empresas.