Um derramamento de óleo mobilizou equipes de trânsito na tarde desta quinta-feira (12), em Criciúma. A ocorrência foi registrada por volta das 14h, no cruzamento das ruas Gabriel Zanette e Conselheiro Henriqueta Sasso, uma das vias importantes da cidade. A ação rápida dos agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) evitou possíveis acidentes.
De acordo com o superintendente de Trânsito de Criciúma, Sargento Edno Dutra, o responsável pelo vazamento foi um micro-ônibus da saúde, pertencente a um município vizinho, que transportava dois pacientes no momento do incidente.
Ação rápida evitou acidentes
Segundo o superintendente, o derramamento ocorreu em um trecho considerado significativo da via, o que poderia provocar acidentes graves, principalmente envolvendo motociclistas.
“Poderia ter um acidente muito sério aqui, principalmente com motociclista ou veículo. Mas, com a rapidez dos agentes de trânsito e da fiscalização, conseguimos conter a situação”, afirmou.
As equipes utilizaram cal para absorver o óleo espalhado sobre o asfalto. O produto ajuda a neutralizar o risco de derrapagens, permitindo que a pista retome as condições normais de circulação, tanto em vias de mão dupla quanto de mão simples.
Pacientes foram levados ao hospital
Após a identificação do problema mecânico, os dois pacientes que estavam no micro-ônibus foram encaminhados ao hospital por meio de um veículo de aplicativo. O ônibus permaneceu no local para receber os reparos necessários.
A DTT foi acionada por motoristas que trafegavam pela região e perceberam o vazamento de óleo na pista.
Histórico de ocorrências e orientação às empresas
Conforme dados da DTT, em 2025 foram registradas 29 ocorrências de derramamento de óleo em Criciúma. Esta é a primeira registrada em 2026.
O superintendente reforçou o pedido para que empresas que possuem caminhões e veículos de grande porte, autorizados a circular no município, realizem manutenção preventiva regularmente.
No ano passado, segundo ele, parte das ocorrências envolveu caminhões que transportavam ração e concreto.
“O derramamento de óleo pode causar vários tipos de acidentes, inclusive com óbito, principalmente com motociclistas. Por isso pedimos que os empresários façam as vistorias preventivas”, alertou.
Como acionar a DTT
A orientação para motoristas que identificarem derramamento de óleo ou acidentes com danos materiais é acionar a DTT pelo telefone 118.
Nos casos de acidentes com vítimas, o atendimento deve ser feito pela Polícia Militar.
A recomendação é que, ao perceber a pista escorregadia, o condutor reduza a velocidade e evite manobras bruscas até que o trecho esteja devidamente sinalizado e liberado pelas equipes responsáveis.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb69tlYHVvTYG1jjUH1k