Cotidiano
Lacen completa 73 anos de serviços prestados
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) atua no monitoramento e na vigilância em saúde no estado

Por
Vinícius Barbosa
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa 73 anos de importantes serviços prestados ao público catarinense. Entre janeiro e junho deste ano, o Lacen e sua rede de laboratórios regionais realizaram 811.625 exames, destacando a importância do monitoramento e da vigilância em saúde no estado.
Lacen atua nas ações de proteção à saúde
A diretora, Marlei Pickler Debiasi, ressalta que o laboratório tem sido, ao longo das décadas, um componente essencial na linha de frente em resposta às emergências em saúde pública, como a pandemia da Covid-19. “Somos um laboratório de referência estadual em vigilância em saúde, produzindo dados que são primordiais para desencadear ações de proteção à saúde. O Lacen torna visível aquilo que é invisível. Com a dedicação de nossa equipe, enfrentamos desafios com coragem para alcançar resultados que beneficiam toda a nossa comunidade”, afirmou a diretora.
Desde 2007, a instituição desenvolve suas atividades com base em dois eixos principais: Biologia Médica e Análise de Produtos e Meio Ambiente. Os setores correspondentes à Gerência de Biologia Médica realizam exames voltados à vigilância de doenças de interesse epidemiológico. Já a Gerência de Produtos e Meio Ambiente realiza análises em alimentos, saneantes, cosméticos, medicamentos, produtos para saúde e água para consumo.
Lacen integrado ao SUS
Em 1990, o Lacen foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e se consolidou como um componente essencial de vigilância em saúde, atuando em conjunto com a vigilância sanitária e epidemiológica. Atualmente, conta com uma unidade central em Florianópolis e cinco laboratórios regionais situados em Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Joinville e Criciúma, abrangendo os 295 municípios do estado.
Fonte: Secom