Depois de meses de campanha de entrega de resíduos sólidos em diversos Pontos de Entrega Voluntária em Capivari de Baixo, foram recolhidos nesta quinta-feira (25), 162 quilos de eletroeletrônicos, 370 lâmpadas e 30 quilos de pilhas. A recolha veio através do Programa Penso, Logo Destino (PLD), por meio do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA). Os materiais coletados receberão a destinação ambientalmente correta e muitos, inclusive, serão transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins.
O programa visa contribuir com a preservação dos recursos naturais e tem como finalidade a conscientização e o envolvimento dos moradores no descarte correto de resíduos sólidos, além de evitar que os resíduos sejam descartados no meio ambiente. O PLD tem desenvolvido ações entre municípios e entidades gestoras para o recolhimento de resíduos sólidos em 223 municípios de Santa Catarina.
A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os Estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010. Os produtos sem uso não podem ser colocados no lixo comum. O perigo no descarte errado desses objetos está na poluição que podem gerar ao meio ambiente. Além disso, podem ocasionar acidentes durante o manuseio pelos coletores de lixo.
O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.