Política
Você conhece o programa Maria da Penha nas Escolas?
Lei visa a conscientização sobre a violência contra as mulheres no ambiente escolar.
Publicado em
Lei visa a conscientização sobre a violência contra as mulheres no ambiente escolar.
Por
Matheus Machado
Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto Maria da Penha nas Escolas, a lei 101/2023 que visa sensibilizar a todos sobre a violência doméstica, familiar e contra a mulher. Através de atividades lúdicas e educativas construídas pelo professor, a conscientização sobre o tema será repassada às crianças.
A autora do projeto, vereadora Luciane Tokarski (PSD), explica que a lei não tem objetivo de delimitar as ações pedagógicas, mas promover uma maior atenção ao tema. “Esperamos que os profissionais da educação contem conosco”, destaca a vereadora.
“Que as ações sejam realmente educativas e que os resultados venham. Esperamos uma geração mais respeitosa para as mulheres. Se desde cedo as crianças aprenderem a valorização e a conquista dos espaços, a mulher pode sim estar em todos os lugares. Se desde cedo trabalharmos essas pautas, as mulheres já serão mais valorizadas”, concluiu Luciane.
Ela também acredita que as crianças e adolescentes podem ser um agente de mudança, pois muitas vezes presenciam situações de violência dentro do próprio lar. “Não existe uma regra. Será pensado a melhor estratégia para cada público”, falou Tokarski sobre o modelo de implantação.