Denis Luciano
PL, PP e MDB unidos com Godói em Forquilhinha
Convenção emedebista neste sábado aproximou os partidos. Expectativa pelo rumo que o PDT tomará
A oposição vai tomando corpo em Forquilhinha. Quem deu o start foi o PP que, na convenção da noite desta sexta-feira (2), lançou a vereadora Marilda Casagrande para vice na chapa encabeçada por Geovane de Godói (PL).
Na manhã deste sábado (3), o MDB fez a sua convenção e reuniu lideranças do PL, do PP e até da cooperativa de Forquilhinha. Lá estiveram o deputado Jessé Lopes, o vereador Dinho Rampinelli, o atual presidente da Coopera, Rogério Feller, e o ex, Walmir Rampinelli, que era o pré-candidato do PL à prefeitura mas agora apoia Godói.
O próprio Godói foi à convenção emedebista, bem como Marilda e o ex-prefeito Lei Alexandre.
O próximo ato é a convenção do PL, neste domingo, às 18h22min, na Câmara. A dúvida que pairava no ar, sobre o risco que a divisão do partido trazia à candidatura própria, foi dirimido nesta sexta à tarde. Veio da cúpula estadual do partido a orientação pela chapa encabeçada por Godói com vice do PP. Tanto que na convenção progressista, poucas horas depois, o ex-prefeito Lei exibiu aos presentes um áudio de Godói falando da pré-campanha e da parceria, tecendo elogios à tradição do PP em Forquilhinha.
Mas resta uma peça a realocar nesse xadrez. O PDT havia colocado o nome do atual vice-prefeito Valcir Matias, o Chile, para compor como vice de Godói. Com a parceria entre PL e PP na majoritária, falta espaço. Resta saber se os pedetistas aceitarão ou poderão tomar outro rumo na convenção deste domingo, 16h, na Câmara.
Consultei há pouco o presidente do partido, vereador Marcos Macedo. Ele se limitou a dizer que não pode antecipar um parecer, que possibilidades estão sendo avaliadas mas que caberá à convenção uma decisão.
O mais provável é que o PDT se integre à coalização com PL, PP e MDB, focando na sua chapa à Câmara.
Grupo de situação
Do outro lado, o PSD faz convenção neste domingo para homologar a candidatura à reeleição do prefeito Neguinho. Os mais cotados para vice são Érico d´Amorim (PSD) e Ricardo Ximenes (PSDB). São alternativas, ainda, Célio Elias (PT), Diego da Saúde (União Brasil) e Jailson do Esporte (Republicanos).