Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Ruy Hülse, o prefeito que planejou Criciúma

Denis Luciano
668DC1DA 185F 4C34 90A4 BC9550601AD1 7978

Denis Luciano

Ruy Hülse, o prefeito que planejou Criciúma

Ex-prefeito revolucionou a gestão de Criciúma nos anos 60. Ele faleceu nesta segunda aos 98 anos

O engenheiro Ruy Hülse escreveu uma bonita história até as 11h desta segunda-feira, quando faleceu aos 98 anos.

Ruy era um jovem de 40 anos quando a UDN o lançou candidato a prefeito de Criciúma em 1966. A parada era duríssima, pois do outro lado estava o ex-prefeito Addo Caldas Faraco, do PSD.

Para concorrer contra o “como é bom ser bom”, slogan de Addo, Ruy veio com uma inovação: apresentou um plano de governo. Com o “Criciúma Planificada”, ganhou a eleição graças aos seus projetos e à votação da UDN em Forquilhinha.

Foi com Ruy prefeito que Criciúma teve seu primeiro projeto executado de justiça fiscal. Cobrou impostos de todos, contrariando a velha prática das benesses para os amigos. E com Ruy a Praça do Congresso foi urbanizada, e no seu governo veio o ensino superior, com a fundação da Fucri.

Ruy nasceu com Criciúma. Quando veio a emancipação, em 4 de novembro de 1925, dona Lucília já esperava por Ruy, nascido em 7 de fevereiro de 1926 no Bairro Santo Antônio, cinco semanas depois do Município ser instalado.

Com 29 anos, começou a exercer seu primeiro dos três mandatos de deputado estadual. Era presidente da Alesc quando seu pai Heriberto Hülse, como governador, licenciou-se por alguns dias. Com isso, Ruy foi governador interino.

A passagem pela prefeitura, até 1970, foi a despedida de Ruy da vida pública. Depois, dedicou-se a outras atividades sendo, por anos, presidente do Siecesc. Viveu longo e feliz casamento com Maria de Lourdes Candiota Hülse, a quem sempre dedicou especial devoção.

Foi muito lembrado em novembro último, nos atos de inauguração da revitalizada Praça do Congresso.

Mais sobre Ruy Hülse contaremos no Cidade Entrevista, às 16h, na Rádio Cidade em Dia.

Continue lendo
Topo