Denis Luciano
Salvaro se pronuncia sobre suposto dossiê do Intercept: “fake news”
O texto, que não aparece no site nem na rede social do veículo, acusa o prefeito de manter dólares no Exterior
Circula em grupos de WhatsApp ao longo deste sábado (31) um arquivo PDF de nove páginas no qual uma suposta reportagem do Intercept Brasil levanta graves denúncias envolvendo condutas do prefeito de Criciúma.
Uma nota, de Clésio Salvaro e sua equipe jurídica, foi disparada na noite deste sábado desmentindo o conteúdo, e o classificando como “fake news”. A tal reportagem tem o título “Prefeito Clésio Salvaro esconde fortuna no Exterior”, citando a existência de milhões de dólares que ele manteria em contas na Suíça.
Quando recebemos o documento, ao longo da tarde, o colunista fez uma checagem na própria página do Intercept, bem como no perfil do referido veículo em suas redes sociais, e não havia postagem. Chamou a atenção também que não localizamos o jornalista com o nome mencionado na “reportagem”.
A tal matéria cita ainda que as informações resultariam de uma apuração de três meses e que o suposto repórter esteve na cidade há poucos dias.
Abaixo, a nota, encaminhada pelo jornalista Douglas Nazário, diretor de Comunicação da prefeitura de Criciúma:
Por solicitação do Prefeito Clésio Salvaro e de sua equipe jurídica, estamos emitindo um alerta sobre um material contendo informações falsas ❗️FAKE NEWS❗️que está circulando nas redes sociais contra o Prefeito Clésio Salvaro.
Durante o período eleitoral, é comum que conteúdos mal-intencionados sejam disseminados de forma irresponsável. Este caso em particular envolve um arquivo em PDF, distribuído como se tivesse sido produzido pelo site “Intercept Brasil”, repleto de ilações e acusações infundadas.
Ressaltamos que esse material é totalmente falso e não existe no site oficial citado.