Saúde
Prefeito confirma que Justiça não determinou prazo para abertura da UPA em Tubarão
Jairo Cascaes (PSD) pretende entregar o equipamento até dezembro para a população
Publicado em
Jairo Cascaes (PSD) pretende entregar o equipamento até dezembro para a população
Por
Matheus Machado
O prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes (PSD), afirmou que pretende abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Tubarão o mais breve possível. Até então, a informação que se trabalhava sobre a UPA, era de que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) havia determinado um prazo de 90 dias para instalação do equipamento no município, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada dia sem a unidade de saúde.
No entanto, o prefeito da cidade confirmou nesta segunda-feira (2), que a Justiça não acatou a determinação do MPSC. “Nós não temos 90 dias para se adequar, nós queremos resolver rápido. Pegamos numa situação delicada, já que quando começamos novamente o assunto, querendo resolver, nos deparamos com algumas inconsistências no projeto original”, disse Cascaes.
Originalmente, o que hoje deve se tornar a UPA do município, nasceu como o Centro de Referência da Margem Esquerda, equipamento similar à Policlínica já existente na cidade. “Estamos na etapa de fazer o Estudo Técnico Preliminar (ETP), tanto da licitação do equipamento, como das mudanças internas, assim como a licitação da contratação de uma Organização Social. As três situações estão caminhando juntas e já estão bem adiantadas. Devemos ter em breve o lançamento destes editais”, confirmou Cacaes.
Questionado se a UPA sai ainda neste ano, Jairo alegou que “está fazendo de tudo” para abrir o equipamento até o final do seu mandato. “Estou tentando. As burocracias e entraves pelas pendências que tinham, me deixaram com o tempo curto, mas vamos tentar entregar até dezembro para a população”, finalizou o mandatário.