Saúde
Saiba qual é a doença que danifica o fígado durante anos antes de ser detectada
Segundo a clínica nos Estados Unidos, esta doença está se tornando mais comum devido ao aumento da obesidade na população
Publicado em
Segundo a clínica nos Estados Unidos, esta doença está se tornando mais comum devido ao aumento da obesidade na população
Por
Matheus Machado
A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (MASLD) afeta cerca de 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo e é atualmente a principal causa de transplantes de fígado.
Um dos grandes desafios relacionados a essa condição é sua detecção, pois o diagnóstico muitas vezes ocorre em estágios avançados. Por isso, é essencial seguir algumas recomendações e estar atento aos possíveis sintomas.
De acordo com a Clínica Mayo, nos Estados Unidos, essa doença tem se tornado cada vez mais comum, especialmente em países ocidentais e do Oriente Médio, devido ao aumento dos índices de obesidade. No entanto, ainda não está totalmente claro por que a gordura se acumula em certos fígados e não em outros.
Além disso, os especialistas ainda não compreendem completamente por que alguns casos de esteatose hepática evoluem para esteato-hepatite não alcoólica, embora tenham identificado possíveis fatores que contribuem para essa progressão.
Entre as possíveis causas da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica estão: uma alimentação inadequada, o consumo frequente de alimentos ultraprocessados, a falta de atividade física e, em alguns casos, o consumo de álcool.
Com informações de O Globo.