Cotidiano
Lotisa obtém dois selos Obra Mais Segura em Itajaí
Os empreendimentos Art Tower e Sun Park recebem certificação do Sesi/SC, reforçando a cultura da construtora focada em saúde e segurança da equipe
Outras duas obras da Lotisa Empreendimentos, maior construtora de Itajaí (SC), conquistaram o selo de Obra Mais Segura concedido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Os empreendimentos Art Tower e Sun Park, localizados no bairro Fazenda, receberam a certificação especial, em um evento promovido na obra.
Resultado de uma parceria entre o Sesi, o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o selo Obra Mais Segura reconhece empreendimentos que adotam práticas de segurança de alto nível em seus canteiros de obra.
As duas novas certificações são um marco importante para o setor da construção civil em Itajaí e soma-se a outras três já conquistadas pela Lotisa. O programa conta com a atuação dos agentes Somas (Supervisores Obra Mais Segura), profissionais treinados para identificar riscos, orientar colegas e promover boas práticas nos canteiros de obras. Além disso, o Sesi realiza inspeções regulares para verificar a conformidade das obras com as normas de segurança.
Redução dos riscos de acidentes
Ao aderir ao programa, as construtoras também reduzem o número de acidentes e evitam custos com multas e processos trabalhistas. Os operários, por sua vez, têm seus direitos garantidos e podem exercer suas atividades com mais tranquilidade.
Para Victor Carvalho Martins, engenheiro da construtora, o selo representa a evolução contínua da marca. “Temos uma cultura de segurança muito forte. A Lotisa foi a primeira empresa do setor em Itajaí a conquistar o selo e isso mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho seguro e confortável para toda a equipe, de forma que possam voltar para casa em segurança”, pontua.
A certificação Obra Mais Segura vai além da segurança no ambiente de trabalho. A engenheira de segurança do Programa Obra Mais Segura do Sesi, Cindy Zanetti, destaca a importância da parceria com as construtoras de Itajaí e região. “A Lotisa é um exemplo para o mercado, mostrando que é possível conciliar qualidade e segurança na construção civil.”
Para conquistar o selo, a Lotisa segue um rigoroso programa, que inclui treinamentos frequentes para manter seus colaboradores atualizados sobre as normas e procedimentos, a disponibilização e exigência do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacetes, luvas e botas, e a supervisão constante por parte de engenheiros e técnicos especializados, visando identificar e mitigar qualquer tipo de risco.