Empregos
São José bate recorde com 1.212 novas empresas em outubro
De acordo com o relatório da Aemflo/CDL, o saldo de novos CNPJs entre janeiro e setembro deste ano já somava 4.032
Em um ritmo constante de expansão, o município de São José registrou a abertura de 1.212 novas empresas em outubro, conforme dados da Secretaria da Receita. De acordo com o relatório da Aemflo/CDL, o saldo de novos CNPJs entre janeiro e setembro deste ano já somava 4.032, destacando o ambiente favorável para negócios na cidade.
Para estimular essa tendência, a Prefeitura de São José implementou medidas para reduzir a burocracia, especialmente para atividades de baixo risco e Microempreendedores Individuais (MEIs). O novo sistema automatizado responde consultas de viabilidade em menos de um segundo para 645 tipos de atividades (CNAEs), agilizando o processo sem a necessidade de análise manual. MEIs agora podem obter seus cadastros automaticamente e iniciar operações sem a necessidade de Alvará de Funcionamento.
Empresas que utilizam endereço apenas para correspondência e 597 atividades cobertas pela Lei de Liberdade Econômica também foram beneficiadas pela dispensa do Alvará de Funcionamento. Além disso, o processo de encerramento de empresas foi simplificado, permitindo que os empresários fechem seus negócios em questão de segundos, eliminando a burocracia tradicional.
Os novos empreendedores também podem contar com o apoio do Espaço do Empreendedor, que oferece uma gama de serviços, como formalização, regularização cadastral, emissão de notas fiscais e certidões, consultorias, capacitações, além de orientações sobre participação em compras públicas e outras iniciativas voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios.