Blogs
Catarinense 2025: fórmula de disputa, regulamento e data de início são definidos
Leão do Sul teve Pedro Smania como representante na sede da FCF, em Balneário Camboriú
Estão definidos os detalhes do Campeonato Catarinense de 2025. Com início previsto para o dia 18 de janeiro, a competição será disputada em 14 datas, duas a menos em relação ao que prevê o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após a criação do Super Mundial de Clubes da FIFA.
Os clubes jogarão entre si em turno único na primeira fase com os quatro primeiros garantindo vaga na fase eliminatória. Os dois últimos serão rebaixados. A semifinal terá jogo único na casa do melhor mandante e, em caso de empate, haverá disputa por pênaltis. Já na final, serão duas partidas com o time de melhor campanha jogando por dois resultados iguais.
A proposta inicial do Criciúma, de dois grupos de seis equipes, foi prontamente recusada por clubes como Caravaggio e Hercílio Luz. Posteriormente, foi discutida a possibilidade da manutenção da fórmula das últimas edições, com oito times classificando ao mata-mata, mas com uma redução de datas. Por último, foi colocada em votação a proposta aceita pela maioria.
Em relação à disputa da Recopa Catarinense, o duelo entre Criciúma (campeão do Estadual) e Concórdia (campeão da Copa SC) será realizado dentro da primeira fase, assim já como acontece no Campeonato Gaúcho.
O Hercílio Luz foi representado na reunião pelo diretor executivo de futebol, Pedro Smania.
Confira as equipes do Catarinense 2025:
- Avaí
- Barra
- Brusque
- Caravaggio
- Chapecoense
- Concórdia
- Criciúma
- Figueirense
- Hercílio Luz
- Joinville
- Marcílio Dias
- Santa Catarina