Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Por onde a gordura é eliminada do corpo?

Criciúma
74477818486
Foto: Divulgação Agência Brasil

Criciúma

Por onde a gordura é eliminada do corpo?

A maior parte da gordura é eliminada como CO₂

A gordura corporal é eliminada principalmente por meio de um processo metabólico que envolve a quebra das moléculas de gordura (triglicerídeos) armazenadas nas células de gordura (adipócitos).

Inicia pela mobilização da gordura armazenada, com estimulação hormonal. Durante um déficit calórico (quando você consome menos energia do que gasta), hormônios como adrenalina e noradrenalina estimulam a quebra de triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos.

Depois vem a liberação na corrente sanguínea: os ácidos graxos são liberados no sangue para serem usados ​​como energia pelas células. Já na oxidação da gordura, o uso como combustível é feito com os ácidos graxos transportados para as mitocôndrias (como “usinas de energia” das células), onde são quebrados em um processo chamado beta-oxidação.

Na produção de energia, os ácidos graxos quebrados são convertidos em ATP (energia), dióxido de carbono (CO₂) e água (H₂O).

Eliminação de subprodutos

A maior parte da gordura é eliminada como CO₂. O dióxido de carbono é exalado pelos pulmões durante a respiração. O restante é eliminado pela urina, suor e respiração em menor escala.

Cerca de 84% da gordura é eliminada como dióxido de carbono (exalado). Cerca de 16% é eliminado como água (urina, suor e outras secreções). Respirar mais não faz você perder gordura. O aumento na eliminação de CO₂ vem do maior uso de energia (exercício ou metabolismo basal elevado). A gordura corporal não “se transforma” em músculos, mas a massa muscular pode ser preservada ou aumentada com exercícios, enquanto a gordura é queimada.

Continue lendo
Topo