Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

EXCLUSIVO: Postos de Saúde de Tubarão estão sem água potável há 15 dias

Saúde
EXCLUSIVO: Postos de Saúde de Tubarão estão sem água potável há 15 dias
Foto: Reprodução/Rádio Cidade

Saúde

EXCLUSIVO: Postos de Saúde de Tubarão estão sem água potável há 15 dias

Empresa vencedora de licitação não entrega galões d’água e para de responder prefeitura

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Tubarão, assim como outros setores da prefeitura, estão sem água potável há pelo menos 15 dias. Após algumas denúncias da audiência da Rádio Cidade, a reportagem do portal SCTodoDia foi até alguns postos e confirmou o fato.

Nos locais, não há problemas com a água da torneira, mas a água filtrada, as famosas bombonas, estão em completo desabastecimento. O problema, no entanto, não atinge somente as unidades de saúde, mas sim todos os setores da prefeitura, inclusive o próprio Paço Municipal.

O efeito nas escolas não foi sentido pois todas dispõem de bebedouros. O mesmo acontece com algumas UBSs, que inclusive providenciaram a instalação do equipamento neste tempo.

O motivo

Em setembro deste ano, a prefeitura criou uma licitação visitando a aquisição de água mineral para Município de Tubarão, Fundações, Fundos, Autarquia Municipal, e aos Órgãos Conveniados. Pelo valor de R$ 238.165,05, a empresa Fórmula D’água Distribuidora LTDA foi a vencedora do pregão global, e deveria abastecer os setores até o próximo ano.

Uma autorização de fornecimento (AF) de 2.000 galões foi realizada e um pedido de 80 unidades para suprir as necessidades em um primeiro momento foi feito. Os galões da primeira remessa foram entregues, mas ao pedir uma segunda vez, a empresa não atendeu a solicitação do município. Além disso, a distribuidora passou uma semana sem atender os chamados dos funcionários da prefeitura, não dando nenhum tipo de satisfação. Após o período sem resposta, o município instaurou um processo administrativo e está tomando os trâmites para que a empresa que foi segunda a colocada no pregão seja a vencedora da licitação.

O período burocrático para resolução do problema, junto ao tempo que a empresa passou sem dar respostas ao município, refletiu nos 15 dias de desabastecimento confirmados. Felizmente, uma empresa da cidade de Armazém fez uma doação de 200 galões de água, que devem começar a ser distribuídos entre esta segunda (2) e terça-feira (3) nos locais mais afetados.

“Fizemos um processo licitatório e uma empresa ganhou. Fizemos a autorização de fornecimento de 2.000 galões que é suficiente para seguirmos até o início do ano que vem. A empresa vai entregando gradativamente, por lotes, conforme a necessidade do município. Fizemos um pedido de 80 galões e não entregaram, então instauramos um processo administrativo para regularizar essa situação. Porém os trâmites demoram um pouco”, disse
Chaiana Esmeraldino Marcon, Secretária de Saúde do município. Ela também confirmou que a doação deve ser o suficiente para abastecer os próximos 15 dias.

Acredita-se que o motivo pela suposta desistência da Fórmula D’água seriam questões logísticas, já que a distribuidora fica localizada em Ilhota, no Norte do estado. No fim da tarde desta segunda, a secretária Chaiana informou a reportagem que a empresa enviou 48 galões que durante o dia.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo