Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Palhoça lidera em segurança com ações integradas

Florianópolis
Img 0B08E7F9B7348E801EC8A5A623BE986B31822E0C
Foto: Reprodução/SCTodoDia/Instagram

Florianópolis

Palhoça lidera em segurança com ações integradas

Os números refletem a eficácia do trabalho realizado: houve uma redução de 50% nos homicídios em comparação a 2023

FLORIANOPOLIS

Palhoça encerra o ano com uma posição de destaque em termos de segurança pública, fruto do empenho das forças de segurança e do investimento da Prefeitura, sob a liderança da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Os números refletem a eficácia do trabalho realizado: houve uma redução de 50% nos homicídios em comparação a 2023, posicionando Palhoça como a quinta cidade mais segura do Brasil entre municípios com 200 mil a 500 mil habitantes, a quarta mais segura de Santa Catarina entre cidades com mais de 100 mil habitantes, e a 22ª no ranking nacional de segurança pública.

Esse resultado é amplamente atribuído à atuação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, especialmente pelo investimento na criação, valorização e ampliação da Guarda Municipal de Palhoça (GMP). A GMP conta com 31 agentes, reforçada recentemente por um concurso, e possui uma equipe técnica capacitada formada em curso pioneiro desenvolvido em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, dispõe de equipamentos modernos e de qualidade, como um sistema de vigilância eletrônica com câmeras que utilizam inteligência artificial, leitura de placas e reconhecimento facial.

A GMP também participa de operações conjuntas com outras forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros. Uma das principais operações é a Operação Palhoça Padrão, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com outras secretarias municipais e órgãos de segurança. Nestas operações, a força-tarefa se dedica a várias frentes de atuação, como a fiscalização de trânsito, fiscalização de estabelecimentos comerciais e abordagem a pessoas em situação de rua, além de manter a sinalização viária. A presença constante da GMP nas ruas através de rondas a pé também tem contribuído significativamente para a redução dos índices de criminalidade na cidade.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo