Tempo
Chuvas intensas: Bombeiros atendem 234 ocorrências em SC
Grande Florianópolis e Litoral Norte sofreram os maiores impactos das chuvas
Na quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a mais de 234 ocorrências, com destaque para as regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte, que sofreram os maiores impactos das chuvas. Com a previsão de redução no volume das precipitações, a corporação já se prepara para oferecer apoio imediato no restabelecimento dos municípios afetados.
Para reforçar as operações, cinco caminhões-tanque foram enviados ainda nesta noite para as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema, enquanto sete outros serão encaminhados na manhã seguinte, com destino a Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Itajaí. As viaturas auto-tanque, que partem de Itajaí, Brusque, Itapema, Tubarão, Blumenau e Criciúma, têm como objetivo reforçar o atendimento e apoio nessas regiões.
As equipes de bombeiros focam na recuperação das áreas mais atingidas, com a limpeza de ruas, apoio ao restabelecimento de serviços essenciais e a recuperação de prédios públicos. Essas ações serão realizadas em parceria com as prefeituras locais, com a meta de restabelecer a normalidade o mais rápido possível após o evento climático.
Ocorrências em destaque
Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 234 ocorrências em 23 municípios, com a mobilização de aproximadamente 160 bombeiros, 58 viaturas e 34 embarcações. Esses esforços resultaram no atendimento de 437 pessoas, envolvendo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores, desobstrução de vias públicas, além de pequenas ocorrências como deslizamentos, inundações e enxurradas. O maior número de chamados foi relacionado a pessoas ilhadas e ao trabalho de desobstrução das vias.
Em Itapema, uma situação crítica envolveu a dificuldade de acesso a uma clínica onde 29 idosos estavam isolados. Além disso, uma ambulância particular com um paciente grave também ficou ilhada, sendo necessário o apoio emergencial das equipes do CBMSC para garantir o transporte ao hospital. O Corpo de Bombeiros prestou socorro à população e trabalhou para resolver o problema de acesso.
Em Camboriú, o resgate de uma gestante em trabalho de parto foi destaque. Ela havia ficado ilhada sobre o teto de um veículo, o que dificultou o transporte até o hospital. A equipe de bombeiros conseguiu resgatar a mulher e garantir que ela fosse atendida adequadamente após o nascimento do bebê.
Em Tijucas, a corporação também enfrentou uma situação delicada, resgatando duas pessoas debilitadas por comorbidades, sendo uma delas cadeirante. Elas não conseguiam sair devido ao alagamento, mas as equipes conseguiram realizar o resgate e garantir sua segurança. Em Governador Celso Ramos, as fortes chuvas causaram danos ao quartel do CBMSC local, que foi apoiado por bombeiros de municípios vizinhos. Além disso, em uma atuação conjunta com o SAMU, foi realizado o parto de uma gestante de 23 anos em trabalho de parto, com contrações a cada 5 minutos. A bebê nasceu com segurança graças à ação coordenada das equipes de emergência.