Florianópolis
Chuvas em São José fecham UBSs e deixam vias alagadas e em alerta
A previsão da Defesa Civil aponta para um acumulado de 150 milímetros até sexta-feira
São José, na Grande Florianópolis, declarou estado de atenção nesta quinta-feira (16) devido às intensas chuvas que atingem Santa Catarina. A previsão da Defesa Civil aponta para um acumulado de 150 milímetros até sexta-feira (17), equivalente a quase 70% da média de janeiro, que é de 222 milímetros. A situação gerou alerta para possíveis impactos em diferentes regiões do município.
Por conta das chuvas, as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José encerraram o atendimento às 17h. Pacientes devem buscar assistência na UPA Forquilhinha. O Procon da cidade, localizado na Avenida Beira-Mar, ao lado do Centro Multiuso, também suspendeu suas atividades. Ao menos sete vias da cidade enfrentam alagamentos, e a Defesa Civil monitora os rios, especialmente na região de Areias, devido ao transbordamento do Rio Três Henriques.
A Defesa Civil orienta os moradores a evitar áreas alagadas, principalmente em pontes e passagens submersas, além de evitar contato com as águas para prevenir acidentes e riscos à saúde. Até o momento, Palhoça e Biguaçu não registraram ocorrências significativas relacionadas às chuvas.
Fonte: NSC Total