Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Bares e restaurantes crescem quase 40% em movimento com a presença de argentinos

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 26 At 08.18.43

Cotidiano

Bares e restaurantes crescem quase 40% em movimento com a presença de argentinos

39,2% dos estabelecimentos entrevistados relataram aumento significativo no movimento

Santa Catarina tem sido um dos destinos preferidos dos turistas argentinos durante as férias de verão, e este ano, essa “invasão” trouxe boas notícias para o setor de bares e restaurantes. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), 39,2% dos estabelecimentos entrevistados relataram aumento significativo no movimento, comparado ao ano passado, entre o Natal e o Réveillon.

A pesquisa, que abrangeu restaurantes, cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos associados, revelou que o fluxo de turistas argentinos foi um grande impulsionador das vendas no setor de alimentação fora de casa.

Desempenho de bares e restaurantes

  • 39,2% dos estabelecimentos tiveram aumento significativo no movimento.
  • 36,3% mantiveram movimento semelhante ao ano passado.
  • 24,5% perceberam queda na demanda.

Origem dos turistas

Quando questionados sobre a origem dos turistas atendidos, quase 45% dos entrevistados destacaram o aumento no fluxo de argentinos. Outros estados brasileiros também contribuíram para o crescimento, com 32,2% de turistas catarinenses, 24% de gaúchos, 23,4% de paulistas e 18,1% de paranaenses. Além disso, turistas da Europa (7,6%) e países vizinhos, como Paraguai, Chile e Uruguai, também marcaram presença no estado.

O levantamento indicou que 92% dos estabelecimentos receberam turistas durante as semanas entre o Natal e o Ano Novo.

Impactos da desvalorização do real

Juliana Mota, presidente da Abrasel/SC, ressaltou os efeitos da desvalorização do Real, que, apesar de impactar negativamente o poder de compra dos consumidores brasileiros e aumentar os custos, tornou o Brasil mais atrativo para turistas com moedas mais fortes, como os argentinos.

Expectativas para a temporada de verão 2025

Apesar do bom desempenho entre Natal e Réveillon, os empresários estão cautelosos quanto à previsão para a temporada de verão 2025. De acordo com a pesquisa:

  • 42% esperam movimento semelhante ao do verão passado.
  • 37,4% acreditam que o movimento será melhor.
  • 20,5% esperam uma temporada pior.
Continue lendo
Topo