Política
Confira as polêmicas e medidas globais já tomadas por Donald Trump
Retórica combativa, prometendo “lutar” contra os desafios internos e externos, foi interpretada por analistas como um tom de “vingança
Já foi empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro, Donald Trump iniciou o segundo mandato não consecutivo. A cerimônia no Capitólio, em Washington, contou com a presença de ex-presidentes e líderes do setor tecnológico, como Elon Musk e Jeff Bezos.
No discurso de posse Trump deu o tom do que vem pela frente. Adotou uma retórica combativa, prometendo “lutar” contra os desafios internos e externos, o que foi interpretado por analistas como um tom de “vingança”.
Entre as primeiras ações do governo, Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima, decisão que afeta diretamente as políticas ambientais globais e coloca em questão a cooperação internacional no combate às mudanças climáticas.
Política de imigração
No cenário doméstico, o presidente assinou ordens executivas visando endurecer a política de imigração, incluindo a suspensão temporária de pedidos de asilo e o envio de tropas para reforçar a segurança na fronteira sul com o México.
A reeleição de Trump também levanta preocupações sobre o futuro do Estado de Direito nos Estados Unidos, com especialistas alertando para possíveis desafios às instituições democráticas durante o mandato dele.
No contexto internacional, a postura de Trump em relação ao Brasil indica que o país não está entre as prioridades da nova administração americana, o que pode ser visto como uma oportunidade para o Brasil definir suas políticas externas de forma mais independente.