Criciúma
Criciúma registra 40,6°C: uma das maiores em SC
Criciúma registra 40,6°C, a maior temperatura de SC, com sensação térmica de 48°C. Calor deve diminuir nos próximos dias
![CRICIUMA](https://sctd.com.br/wp-content/uploads/cwv-webp-images/2024/12/CRICIUMA.png.webp)
O calor extremo marcou os últimos dias no Sul catarinense, e Criciúma registrou a segunda maior temperatura do estado nesta terça-feira (11), com 40,6°C. A sensação térmica chegou a 48°C em alguns momentos, tornando o ambiente ainda mais desconfortável.
Segundo o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Michael Peterson, essa alta sensação térmica ocorre devido à umidade relativa do ar. “A sensação térmica é uma medida meteorológica que indica como nosso corpo percebe o calor. Quanto maior a umidade, maior a sensação térmica”, explicou.
Apesar das temperaturas elevadas, Peterson destacou que a umidade relativa do ar esteve em torno de 30% a 35%, o que impediu que a sensação térmica ultrapassasse os 55°C, como já ocorreu em outros anos na cidade.
Criciúma lidera o ranking de calor em SC
Os dados da Epagri/Ciram indicaram que Criciúma teve a maior temperatura do estado nesta terça-feira, conforme registrado pela estação meteorológica da Unesc. Além da cidade, outros municípios da região também enfrentaram calor intenso, como Meleiro, que registrou 41,1ºC e Gravatal, onde a sensação térmica se aproximou dos 50°C.
Alívio no calor vem nos próximos dias
A boa notícia, segundo Peterson, é que as temperaturas devem começar a diminuir gradativamente. “Amanhã já teremos um leve alívio, e na quinta e sexta-feira a tendência é de temperaturas mais amenas na região”, afirmou.