Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Túneis no Morro dos Cavalos ganha novo capítulo

Trânsito
Túneis no Morro dos Cavalos ganha novo capítulo em Brasília
Foto: Saporiti Engenharia / FIESC

Trânsito

Túneis no Morro dos Cavalos ganha novo capítulo

Parlamentares catarinenses estiveram em Brasília para tratar sobre o assunto com a ANTT

A ideia de construção de túneis no Morro dos Cavalos, trecho da BR-101 na altura de Palhoça, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (12) em Brasília. Parlamentares catarinenses estiveram reunidos com a equipe da Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT) para discutir o andamento da pauta, considerada extremamente importante para a infraestrutura de Santa Catarina.

Participaram da reunião o deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) e o senador Espiridião Amin (PP). No encontro, ficou acordado realizar a otimização do contrato com as duas concessionárias que administram a BR-101 no estado, CCR Via Costeira e Arteris Litoral Sul, para que uma delas tenha a responsabilidade de construir os túneis.

As concessionárias, então, irão apresentar uma atualização do projeto já existente para a ANTT, que voltará a chamar os parlamentares para que se possa discutir a possibilidade de construção. Inicialmente, a obra estava orçada em cerca de R$ 1 bilhão – mas acredita-se que pode passar de R$ 2 bilhões em novos valores.

“A CCR se mostrou com vontade de fazer e construir esses túneis, mas vamos aguardar agora para ter uma nova atualização. As duas estão construindo, com base no projeto existente e irão fazer a proposta para a ANTT. A Agência então vai nos chamar para fazer essa avaliação”, declarou a deputada Geovania de Sá.

A discussão para construção de túneis no Morro dos Cavalos, apesar de antiga, ganhou força no ano passado, quando um deslizamento interrompeu o trânsito no trecho da BR-101 por dias e deixou as regiões Norte e Sul de Santa Catarina praticamente sem conexão.

“Sabemos que é uma necessidade urgente de infraestrutura para o estado de Santa Catarina. Acredito que em breve vamos ter as propostas apresentadas pela Arteris ou CCR para buscar o encaminhamento dessa pauta e poder iniciar essa construção. É uma obra grande, vai levar muitos anos para ser construída, mas tem que começar. Se não, não vamos conseguir concluir um dia esse sonho para nós”, afirmou.

Continue lendo
Topo