Política
Vereadores propõem Tarifa Zero em Florianópolis
A iniciativa foi elaborada em parceria com o Movimento Tarifa Zero Floripa, que, junto aos parlamentares, organizou um ato popular
Os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Leonel Camasão (PSOL), Ingrid Sateré Mawé (PSOL) e Carla Ayres (PT) apresentaram, na última segunda-feira (17), um Projeto de Lei para viabilizar a Tarifa Zero no transporte público de Florianópolis. A proposta busca garantir o acesso gratuito aos ônibus municipais, promovendo uma mudança no modelo de mobilidade urbana.
A iniciativa foi elaborada em parceria com o Movimento Tarifa Zero Floripa, que, junto aos parlamentares, organizou um ato popular em frente à Câmara Municipal para apoiar a tramitação do projeto. O vereador Afrânio Boppré, um dos principais defensores da proposta, argumenta que o atual modelo, focado no uso de automóveis, já demanda altos investimentos públicos em infraestrutura viária, sinalização e fiscalização, além dos custos com saúde pública decorrentes de acidentes e doenças respiratórias.
Com a implementação da Tarifa Zero, esses recursos seriam direcionados para a modernização do transporte coletivo, tornando-o mais eficiente, confortável e acessível. A proposta prevê a ampliação da frota, aumento na frequência dos ônibus e melhorias no serviço, incentivando o uso do transporte público e reduzindo a dependência dos veículos particulares.