Saúde
Estado de saúde do Papa Francisco segue crítico
O Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite sem complicações e continua em repouso, segundo informou o Vaticano nesta segunda-feira (24)
O Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite sem complicações e continua em repouso, segundo informou o Vaticano nesta segunda-feira (24). Apesar disso, seu estado de saúde permanece crítico devido à pneumonia bilateral que resultou em sua internação há dez dias. Exames recentes também apontaram o início de uma leve insuficiência renal.
A preocupação com sua saúde se deve à idade avançada e à fragilidade causada por doenças preexistentes. O principal risco atual é a possibilidade de sepse, uma infecção generalizada que pode surgir como complicação da pneumonia. No entanto, até o momento, os médicos não identificaram sinais dessa condição.
Esta é a hospitalização mais longa do Papa Francisco desde o início de seu pontificado em 2013. Em 2021, ele ficou internado por dez dias para a retirada de parte do cólon. Apesar da gravidade do quadro, ele segue consciente e lúcido. No domingo (23), participou de uma missa privada em seu quarto no hospital.