Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Farpas, ataques e algumas propostas no primeiro debate de Forquilhinha

Denis Luciano
Debate Forquilhinha 25 Set Scaled

Denis Luciano

Farpas, ataques e algumas propostas no primeiro debate de Forquilhinha

Enquanto Neguinho ironizou, dizendo que o concorrente não mora na cidade, Dinho criticou o governo em sua estreia em debates

Forquilhinha é a última cidade da região a entrar no circuito dos debates eleitorais, em um processo riquíssimo (sem precedentes) de encontros entre candidatos em todos os municípios. Agora, sobrou uma exceção: Nova Veneza, onde não haverá debates por opção de dois dos três concorrentes.

A reunião da noite desta terça-feira foi promovida pelo canal Foco Popular e CNV TV. Durante duas horas, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) e Dinho Rampinelli (PL) fizeram um debate tenso.

Não faltaram trocas de farpas, de acusações e perguntas mais ácidas. Mas houve propostas também. Agora, a expectativa é pelo segundo encontro dos candidatos, marcado para quinta-feira, às 7h30min, na Rádio Cidade em Dia.

Diversas vezes, Neguinho afirmou que o concorrente “não mora em Forquilhinha”, como uma ironia para justificar sua definição que de Dinho “não tem preparo para ser candidato, muito menos para ser prefeito”. Em resposta, Dinho afirmou que seu oponente tem a prática de “atravessar, humilhar, praticar perseguição e opressão”.

Dinho contou que, na educação, pretende implantar uma escola cívico-militar em Forquilhinha, bem como o ensino em tempo integral. “Comigo, a educação em tempo integral será diferente, com a construção de três centros”, contrapôs Neguinho. Em seguida, o atual prefeito criticou seu concorrente por ler informações em documentos que carregava consigo. “Eu tenho tudo na cabeça”.

Quando a infraestrutura entrou na conversa, Dinho lembrou que Forquilhinha “ganhou uma usina de asfalto do Estado”. E afirmou que proporá ao governador Jorginho Mello uma parceria para o Município absorver a manutenção das rodovias estaduais em trechos urbanos. Neguinho criticou, dizendo que antes de fazer isso é necessário exigir do Estado um pesado investimento na recuperação dessas vias.

Neguinho perguntou para Dinho qual a extensão territorial de Forquilhinha. Na falta de uma resposta objetiva, avançou nas críticas. “É uma vergonha o senhor não saber. Vai te informar, por favor”. Em seguida, Dinho indagou o oponente sobre a promessa que fez em 2020, de reduzir pela metade os cargos comissionados. “Em vez disso, o senhor aumentou de 150 para mais de 300”. Neguinho rebateu. “O senhor tem que estudar, hoje são 145”. Na réplica, após o prefeito citar CC´s de governos passados, Dinho provocou: “o senhor tem que estudar História. Eu nunca fui prefeito”.

Neguinho disse que estudou o plano de governo do seu concorrente e não encontrou menções a transporte coletivo. “O seu plano de governo é ridículo”, afirmou Neguinho. “O senhor não viu o QR Code. A gente economizou no material e colocou o plano completo online”, respondeu Dinho, no que Neguinho voltou ao ataque. “Então vou denuncia-lo à Justiça Eleitoral, pois o senhor comete crime ao protocolar um plano e apresentar outro”.

A certa altura, a questão ideológica entrou no debate. Dinho criticou Neguinho por “colocar o PT na gestão da educação”. O prefeito rebateu, afirmando que seu opositor “foi candidato a vereador pelo PT em 2008 e pelo PSB em 2016”. Dinho justificou: “todo mundo erra na vida. Eu errei, mas hoje sou do 22, do Bolsonaro”.

Até a mãe de um dos candidatos foi citada. Neguinho afirmou que a progenitora de seu concorrente fez uso, outro dia, da Unidade de Saúde 24 horas e elogiou o atendimento. “Ela sim, mora em Forquilhinha. Ao contrário do senhor”. Dinho ignorou essa fala e continuou nas críticas à saúde.

Foi um bom debate, para marcar a estreia de Dinho Rampinelli em contraponto a mais um de tantos encontros dos quais Neguinho já participou. Na expectativa de quinta-feira na Cidade em Dia.

Continue lendo
Topo