Denis Luciano
Menos 15 moradores de rua em Criciúma
Prefeito Vaguinho e vice Salésio participaram das abordagens. Mais internações voluntárias estão autorizadas
Com a participação do prefeito Vaguinho Espíndola e do vice Salésio Lima, equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde foram às ruas do Centro, Santa Luzia, Próspera e Pinheirinho para abordar moradores de rua. Dos abordados, 15 foram convencidos à internação voluntária e já encaminhados aos leitos clínicos contratados.
A operação foi montada pelos secretários Dudi Sônego (Assistência Social) e Deivid Freitas (Saúde). Na equipe, havia assistentes sociais, enfermeiros e até médico que, assim que o morador de rua concordava, já lavrava o documento que permitiu a condução logo em seguida às internações.
O prefeito autorizou a contratação de 150 leitos. Já havia 44 moradores de rua internados e agora são mais 15. Novas operações serão realizadas nas próximas semanas.
O dado mais recente da Secretaria de Assistência Social apontava que o Município tinha em torno de 280 moradores de rua.
A participação direta do prefeito nas abordagens, logo após o primeiro contato feito pelos técnicos, surpreendeu alguns moradores de rua. Vaguinho postou conteúdo a respeito nas suas redes sociais no fim da tarde desta sexta-feira, mostrando algumas cenas dos contatos com os moradores de rua.