Denis Luciano
Morre Guido Búrigo, um apaixonado por Criciúma
Ex-presidente da Acic e do Criciúma estava internado desde o Natal
Morreu na madrugada desta terça-feira (7), aos 74 anos, o empresário Guido José Búrigo. Ele vinha internado desde o Natal no Hospital da Unimed, em Criciúma, e não resistiu. Teve uma breve melhora no fim de semana, trazendo a confiança dos familiares de que pudesse ter alta, mas infelizmente a situação tomou um rumo definitivo nas últimas horas.
A morte foi confirmada pelo irmão de Guido, o ex-prefeito Márcio Búrigo, que distribuiu nota da família pouco antes das 5h:
“É de coração aprtido que anunciamos a passagem do marido, pai e amor maior, nosso lindo Guido José Búrigo. Sem palavras com que descrever a dor que nos aperta, parafraseamos o poeta W. H. Auden: Ele era nosso Norte, nosso Sul, nosso Leste e Oeste. Nossa semana de trabalho e nosso descanso de domingo. Nosso sol e lua, nossa fala e canção. A gente achou que ele duraria para sempre. Mas não”.
As despedidas começam às 8h no Crematório Millenium, em Içara, onde haverá a cerimônia de despedida às 16h.
Guido foi empresário bem sucedido, presidiu a Acic e também o Criciúma Esporte Clube. Foi da política, tendo concorrido a vice-prefeito de Moacir Fernandes pelo PDS na eleição de 1992, derrotados por Eduardo Moreira (PMDB). Em 1998, concorreu a deputado estadual e, com quase 20 mil votos, ficou na quarta suplência do PPB.
Sempre que o assunto era Criciúma, ele definia que “poucos eram tão apaixonados (pela cidade) quanto ele”.