Denis Luciano
Pastor Jair, o breve, deixa o Procon mirando Brasília
Ex-vereador se filia ao União Brasil para buscar candidatura a deputado federal
Durou um mês a breve passagem do Pastor Jair Alexandre na direção do Procon em Criciúma. Ele decidiu na sexta-feira (31) e comunicou o prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) a sua decisão de deixar o comando do órgão.
E a razão é muito simples, e não carrega qualquer segredo. Ele quer viabilizar seu futuro político. Em vias de ser lotado no gabinete do deputado estadual Jair Miotto, Jair percorre o caminho para viabilizar sua candidatura a deputado federal. Para tanto, vai se filiar ao União Brasil.
Esse era um rumo que vinha sendo pavimentado ainda no início do ano passado. Jair esteve com um pé no União, à época chegou a ser cotado numa lista para vice-prefeito do então candidato Arleu da Silveira, mas acabou assinando ficha no PL, com a perspectiva de que o seu novo partido estivesse alinhado com o projeto de Clésio Salvaro.
Isso não aconteceu, o PL lançou Ricardo Guidi à prefeitura e Jair deixou a sigla, optando por completar o mandato de vereador, enquanto presidente da Câmara, como independente. No fim de 2024, admitiu em entrevista à Rádio Cidade em Dia sua clara intenção de buscar cadeira de deputado federal.
E há um fator que anima Jair neste sentido. A Igreja do Evangelho Quadrangular, da qual ele é a principal liderança no Sul e está entre os cabeças em nível estadual, o apoiará na empreitada, o que é um suporte importante.
Enquanto isso, o Paço ainda não se manifestou sobre o Procon. Nas próximas horas, o prefeito Vaguinho deve confirmar um novo gestor para o órgão de defesa do consumidor. Cabe lembrar que o União, futuro partido do Pastor Jair, compõe o governo Vaguinho e tem seu coordenador regional, Walter Tiscoski, como gestor do Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico.